Oficina de Pensamento
O blog Guerreiros do Pensar é destinado a postar as produções dos alunos da “Oficina de Pensamento”, ministrada pela jornalista Flávia Rocha, no Instituto GAV, ONG que atua há 23 anos na Vila Bandeirantes, na zona leste de Teresina-PI. A oficina é um projeto piloto desenvolvida inicialmente para adolescentes do 1° ano do Ensino Médio.
Nós somos: Ana Paula, Bruno Hidler, Francisca das Chagas, Franklin Monteiro, Liane de Jesus, Liliane Borges, Mairon Melo, Neurivan Humberto, Tárcia Talita, Tácio Roberto, Natália Oliveira, Natália Seixas, Pablo Iure e Rafaela Felipe.
O que é?
A Oficina de Pensamento é a primeira parte de um projeto político de cultura e comunicação do Instituto Gav de Ensino. A ONG atende 620 crianças e adolescentes do jardim ao Pré vestibular.
A Oficina de Pensamento é um espaço de estímulo à arte de pensar, de forma mais autêntica, original e criativa, tornando os alunos células mais eficazes na ajuda de um mundo melhor, distanciando-os do que porventura pudessem os rotular como sujeitos “vítimas” de uma comunicação e cultura de massa.
Com o decorrer dos encontros, os alunos serão capazes de identificar idéias do senso comum e comportamentos massificadores que são vendidos pelo mundo globalizado, através da publicidade e dos meios de comunicação de massa. Os alunos são estimulados a refletir sobre os seus gostos, comportamentos e o contexto social em que vivem, em um processo de constante aprimoramento.
Objetivos da oficina de pensamento:
- O aluno será capaz de achar novos caminhos para os seus desafios e para os problemas da sociedade, comunidade, família e escola;
- O aluno será capaz de pensar de forma mais criativa e autêntica.
- O aluno terá mais autoconfiança na exposição das suas idéias.
Materiais utilizados:
- DVDs, vídeos, filmes, música, jornais, blog, entre outros.
Duração 1ª etapa
Quatro meses
Horários da Oficina:
Às sextas-feiras, das 11h às 12h.
Local:
Sede do GAV, localizada na Avenida Zequinha Freire, bairro Vila Bandeirantes I, zona leste de Teresina-PI, próximo ao CAIC.
Postado por: Flávia Rocha (nossa mentora), Neurivan Humberto (gênio dos números), Franklin Monteiro (nosso filósofo poeta), Liliane Borges (Lyka, complicada e perfeitinha) e Tárcia Talita (nosso dengo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário